ORGANOGRAMA

Organograma do NEAP

O Núcleo de Ecologia Aquática e Pesca da Amazônia (NEAP) da Universidade Federal do Pará (UFPA) é uma unidade acadêmica de formação superior em pós-graduação, instalada na Cidade Universitária José da Silveira Netto, Belém-PA, e voltada para o conhecimento da ecologia de águas interiores, estuarinas e marinha e, em particular, às ciências pesqueiras, que é disciplinada pelo presente Regimento Interno.

O Núcleo de Ecologia Aquática e Pesca da Amazônia é um órgão transdisciplinar, com autonomia acadêmica e administrativa, que tem como objetivo proporcionar o ensino, a pesquisa e a extensão, visando ao desenvolvimento sustentável da exploração dos recursos pesqueiros e dos ecossistemas aquáticos a eles associados (marinhos, estuarinos e de água doce) na região amazônica, por meio de curso regular de pós-graduação e pela atuação dos Laboratórios de Pesquisa vinculados ao Núcleo.​

Para alcançar seus objetivos, o Neap adota uma estrutura organizacional baseada numa Diretoria Geral e Diretoria Adjunta, Colegiados Deliberativos, assim como 2 (duas) Coordenadorias e 3 (três) Subunidades acadêmicas-administrativas:

Integram a estrutura acadêmico-administrativa do NEAP:

  • Os Órgãos Colegiados Deliberativos (OCP-NEAP);

  • A Direção-Geral (DG-NEAP);

  • A Secretaria Executiva e o Arquivo Setorial (SE-NEAP);

  • A Coordenadoria Acadêmica (CA-NEAP);

  • A Coordenadoria de Planejamento, Gestão e Avaliação (CPGA-NEAP);

  • A Biblioteca (BIB-NEAP);

  • Os Programas de Pós-Graduação (PPG-NEAP);

  • Os Laboratórios de ensino, pesquisa e extensão.

De acordo com as regras vigentes na UFPA, o Núcleo de Ecologia Aquática e Pesca da Amazônia estará constituído por uma diretoria e um órgão Colegiado denominado de Congregação. O Diretor será assistido por um Diretor Adjunto, que por sua vez terá as funções de um Diretor Acadêmico; uma Coordenação da Gestão Administrativa, bem como por uma Secretaria Executiva, que representam o apoio às atividades do órgão.

Ao braço acadêmico possui os Laboratórios de Pesquisa, Ensino e Extensão. O Programa de Pós- Graduação em Ecologia Aquática e Pesca (Mestrado e Doutorado), além da Biblioteca e os seus arquivos associados compõem uma estrutura à parte. A Biblioteca inicialmente terá uma estrutura virtual, mas futuramente será estruturada a partir de doações e acervos de cada um dos professores participantes do núcleo, bem como a partir do momento que possa ser alocado um bolsista de biblioteconomia da UFPA para esta finalidade.

Do lado administrativo, devemos considerar as seguintes divisões: Financeira, Serviços Gerais e Patrimônio e Almoxarifado (Figura 2). Em um primeiro momento, todos os serviços administrativos serão realizados por funcionário da UFPA, cujo nome deve ser negociado com a PROAD.

A estrutura física para estes componentes do Núcleo existe já construída (cerca de 1.100 m2) na área do Campus, após do Parque de Ciência e Tecnologia do Estado do Pará.

O Núcleo de Ecologia Aquática e Pesca da Amazônia será regido por um regimento interno que seguirá os requerimentos jurídicos da nossa Instituição, com proposta em anexo. Os cargos de direção serão decididos de acordo com a legislação vigente e o Regimento Geral da UFPA.

As funções administrativas serão atendidas por dois funcionários (Secretaria Executiva e Coordenação de Planejamento, Gestão e Administração) cedidos, os quais vem sendo negociado com a PROGEP e com PROAD. A secretaria do PPGEAP deve ser mantida como está até o momento, sem alterações.

Bolsistas administrativos e alunos devem contribuir para o melhor andamento da estrutura do NEAP. Assim que for possível novos funcionários administrativos poderão ser incorporados para as outras funções.