Pesquisas


Biologia e dinâmica populacional do camarão gigante-da-Malásia 

Dalila Silva, faço parte do Grupo de Pesquisa em Ecologia Crustáceos da Amazônia (GPECA),  doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca (PPGEAP) da Universidade Federal do Pará. Investigo a biologia e a dinâmica populacional do camarão gigante-da-Malásia Macrobrachium rosenbergii (de Man, 1879) em estuário amazônico. Por se tratar de uma espécie exótica, invasora, com importância comercial e que está estabelecida na região amazônica, faz-se necessário a obtenção de informações a respeito do desenvolvimento, ciclo de vida, parâmetros de crescimento, reprodução e mortalidade dessa espécie para sejam desenvolvidas e aplicadas medidas que visem o controle ou erradicação dessa espécie na região, uma vez que a presença dela pode trazer impactos ao ecossistema local e, principalmente para a espécie regional Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862).

Ecologia de camarões-aviú (Decapoda, Sergestidae) no plâncton da Plataforma Continental Amazônica

Acadêmica do curso de Ciências Biológicas, Clauce Mesquita, integro o de Grupo de Pesquisa em Ecologia Crustáceos da Amazônia (GPECA), e desenvolvo o trabalho de pesquisa em Ecologia de camarões-aviú (Decapoda, Sergestidae) no plâncton da Plataforma Continental Amazônica. Levando em consideração a complexidade do sistema da Plataforma Continental Amazônica e o caráter dinâmico das larvas de camarões Acetes, buscamos responder os seguintes questionamentos: Como essas espécies estão distribuídas espacialmente em uma área sob influência da pluma dos Rios Amazonas e Pará? Há diferenças na distribuição dessas espécies? Quais fatores ambientais mais influenciam a distribuição espaço-temporal desse grupo?

 

Dinâmica populacional dos camarões Acetes (Decapoda; Sergestidae) na Amazônia oriental

Me chamo Viviane Santos, sou bióloga de formação, mestre e doutoranda no programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca (PPGEAP) na Universidade Federal do Pará. Faço parte do Grupo de Pesquisa em Ecologia Crustáceos da Amazônia (GPECA) orientada pela Professora Dra. Jussara Lemos, atualmente desenvolvo uma pesquisa sobre a Dinâmica populacional dos camarões Acetes (Decapoda; Sergestidae) na Amazônia oriental. Na região Amazônica esses camarões são comumente conhecidos como aviú e são fortemente consumidos pelas comunidades tradicionais como forma de complemento à subsistência, são capturados de forma artesanal e comercializados secos e/ou frescos em mercados e feiras da região, apresentando relevante importância econômica. O objetivo desta tese é investigar a hipótese de que o camarão-aviú tem ciclo de vida curto e rápido crescimento, independente do hábitat. Para isso, será estimada a dinâmica populacional das espécies de Acetes da Amazônia seguindo um gradiente água doce-oceano, com a estimativa de taxas de crescimento e mortalidade, idade e identificação do sexo, em três ambientes distintos: água doce (baixo Tocantins), estuário (Marapanim) e mar (Plataforma Continental Amazônica).


Indicadores de desempenho para a pesca em grande escala pescada amarela na plataforma continental amazônica

 Hanna Moura, integro o de Grupo de Pesquisa Ecologia Manejo e Pesca da Amazônia GEMPA, trabalho com a pesquisa sobre o funcionamento da atividade pesqueira que captura a pescada-amarela na Amazônia levando em consideração Indicadores de desempenho pesqueiro, ecológicos, econômicos e sociais. Com os resultados do trabalho é possível dar suporte ao desenvolvimento de medidas de gestão adequadas, visando a sustentabilidade do ecossistema, as condições econômicas e a qualidade de vida das comunidades pesqueiras.